quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ato de Utilidade Pública do IPD Taipal

No dia 3 de janeiro de 2011, segunda-feira, o IPD Taipal realizou um ato social relevante. Embora o investimento de tempo, energia e dinheiro tenha sido modesto, as conseqüências desse ato nos encheram de justa satisfação.

A família de onze pessoas que habita um lote que dista cerca de 160 metros da sede do IPD Taipal, lote 18 quadra M de Alpes de Piedade, tinha estado quase três semanas sem água, porque a bomba elétrica que extraía água tinha-se queimado, provavelmente devido a sobrecarga mecânica. O que nos sensibilizou foi o fato de esse período ter correspondido aos festejos de Natal e Ano Novo, em que a maior parte da sociedade temporariamente tem extraordinaria fartura material e alimentar.

Uma vez tomada a decisão, a execução foi simples, tendo nos tomado em torno de três horas, menos de R$150, um pequeno esforço para instalar, de modo que a satisfação de verificar que tudo funcionava foi incomensuravelmente maior que os recursos investidos. Pelo que já aprendemos da sabedoria, este evento vai ainda nos trazer muitas serendipidades durante o ano de 2011 e mesmo depois. Verificamos também que o serviço de assistência social da Prefeitura não está aparelhado para prestar este tipo de suporte aos necessitados. Quase todos os membros do poder público imaginam que não é possível fazer melhor que já fazem, e ingenuamente acham que o povo de Piedade não passa por necessidades agudas e crônicas.

Mário Myojim, Ricardo Pereira da Silva, Eugênio B. da Paixão, Oswaldo Rolim Júnior e Bruno Netto