quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Primeira Oficina coordenada pela nova diretoria







Capacitação para Projetar e Construir Luminárias a DEL

No dia 19 de dezembro de 2010, realizou-se a primeira oficina sob a nova gestão do IPD Taipal. Aquele evento se reveste de significativa importância, porque foi um passo histórico da tecnologia de iluminação. Nas quatro horas dedicadas a este treinamento, os participantes montaram um farolete simplificado (com as pilhas e conexões eléàmostra), cada um para si. Foi feita tambéa demonstraçãda montagem rudimentar de uma lumináde maior potê, para ser instalada na lateral externa da sede do IPD Taipal.

O diodo emissor de luz (DEL) branca foi uma das mais promissoras e convenientes invenções do século vinte, porque fornece a melhor transdução de energia elétrica em luz fisicamente possível. O DEL é um diodo eletrônico semicondutor sólido, com a propriedade de produzir luz intensa de espectro completo, com uma eficiência que supera a marca de 130 lumens/watt. Compare-se isso com a eficiência da lâmpada incandescente, da ordem de 12 lumens/watt. As lâmpadas fluorescentes fornecem da ordem de 70 lumens/watt, mas requerem energia adicional que é consumida no reator e no filamento para manter o mercúrio vaporizado. Como o DEL requer uma mínima corrente, então um condutor delgado é suficiente. Somente os DELs de potência necessitam de um condutor de maior tamanho, mas não tanto quanto uma lâmpada incandescente ou fluorescente.

Devido ao alto consumo, as lâmpadas incandescentes sem atmosfera especial (vapor de mercurio, sódio, xenônio etc.) serão proibidas de fabricar a partir de 2012. Além de iluminar, os DELs especiais coloridos e tricolores permitem produzir obras de arte, painéis decorativos luminosos e até mesmo telas de televisão, cinema e computador. Em 2009 a indústria de DELs movimentou da ordem de 16 bilhões de dólares americanos. Podemos prever o fim das lâmpadas convencionais antes de 2015. Assim sendo, agora é a hora das pessoas industriosas aprenderem a fazer lanternas e luminárias com DELs, pois doravante estes serão um meio digno e seguro de ganhar a vida.


Mário Miyojim