segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dívida Pública Brasileira

INTERESSE PÚBLICO
Debate - Dívida Pública Brasileira: os verdadeiros credores


No dia 12 de novembro (segunda-feira), às 19h, ocorrerá no auditório do prédio ATLAB, no campus da UFSCar Sorocaba o Debate da Dívida Pública: os verdadeiros credores. Para a mesa, os convidados foram: Prof. Dr. Rodrigo Vilela, coordenador do curso de Economia da UFSCar Sorocaba e Rodrigo Ávila, economista da Auditoria Cidadã da Dívida Pública.

Em 2010, foi realizada uma CPI que constatou diversas irregularidades na dívida que já alcança 3 trilhões de reais. E esta dívida pública foi adquirida no período da ditadura militar e até hoje o governo se nega a fazer uma auditoria, ou seja, uma investigação profunda e completa da dívida.

Em 2011, 45% do Orçamento da União foi gasto na dívida, enquanto apenas 3% foi investido em educação. E enquanto isso, o Brasil, que é a sexta economia mais rica do mundo está em 88º em educação, segundo a UNESCO e 84º no IDH 2011.

Indignados com essa condição, vários economistas estão se organizando do movimento de Auditoria Cidadã da Dívida Pública, que possui o objetivo de formar núcleos da auditoria que fortaleçam uma campanha nacional pelo controle popular do Orçamento.

Países como o Equador fizeram a auditoria e declararam a moratória da dívida, ou seja, se livraram desse enorme fardo, que drena os recursos públicos em detrimento da educação, saúde, moradia, transporte, cultura.

O Movimento Resistência e a Chapa Construção Coletiva convidam a todas e todos para discutir a dívida pública no dia 12/11, segunda-feira, às 19h, no auditório do ATLAB, na UFSCar Sorocaba!