terça-feira, 20 de setembro de 2011

Galináceos na sede da Taipal

Faz algum tempo abrigamos no terreno da sede seis galináceos: um galo carijó, um galinho branco, um galo adolescente vermelho, uma galinhola preta, uma galinha preta e uma galinha multicor. O galo carijó é típico, canta forte em certas horas, e ataca a gente desprevenida. O galo branco está em treinamento, e canta sem esganiçar, embora o canto seja mais curto que a média. O galo vermelho cantou uma vez só, e prefere perseguir as galinhas.

O galo branco e vermelho às vezes brigam entre si. Os três galos coexistem sem agressividade, o que nos surpreende bastante.
A galinha preta põe um ovo cor de tijolo todo dia no fundo do mictório à la joão-de-barro. A galinhola também botava ovos acinzentados pequenos, mas ultimamente está escondendo-os num lugar secreto, o que nos faz suspeitar que está choca.

A galinha multicor ficou choca faz um mês, fez um ninho em lugar desconhecido e faz dois dias apareceu, toda feliz, com uma ninhada de oito (!) pintos, seis pretos, dois amarelos e um multicor (herdeiro das cores?).
E assim prossegue a vida dos galináceos da Taipal. Todos eles vivem ciscando em toda a área e portanto são autênticos galináceos caipiras.