quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um olhar sobre a Oficina um retrato das Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê


Nos dias 11 e 12 de Novembro de 2010 Aconteceu no Auditório Municipal Rubens Caetano da Silva o "Cariocão" a "Oficina um retrato das Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba Médio-Tietê " projeto promovido pela ong 5 Elementos ligada a área de educação ambiental e demais assuntos relacionados ao meio ambiente.
Compareceram ao evento membros das Ong IPDTaipal, da Aesfa , do CMMA de Piedade, funcionários públicos e estudantes de diferentes áreas.Todos com um único objetivo adquirir novos conhecimentos na área ambiental e criar um conhecimento mais amplo das Bacias no qual fazemos parte.

A Oficina foi desenvolvida em 2 dias : no primeiro a Valéria nos deu oportunidade de conhecer o trabalho da 5 Elementos que há 15 anos vem trabalhando , adquirindo conhecimento expandindo e importando ideias na área de educação ambiental.
Nos explicou sobre a importância da preservação da água, divulgando gráficos no qual foi representado em números a quantidade de água que temos em todo o planeta.

De 100% de toda água do planeta
água doce e água salgada
2,7% equivale a água doce
0,26% água doce de fácil acesso ( rios ,lagos e represas)
e
0,002% de água potável

e os demais são água salgada.


De um todo é muito pouco, deste muito pouco é muita água mas a qualidade não permite o uso deste muito pouco, por isso é de muita importância criarmos consciência de como estamos utilizando a nossa água no dia a dia.
Os orgãos públicos devem criar mecanismos que ajudem a desenvolver esta consciência nas pessoas e os mesmos darem exemplos de como é possível utilizar a água sem desperdícios e de maneira saudável.
Forçar planejamentos regionais compete aos ambientalistas e entidades ambientais pra que juntos possam trocar ideias , sugestões e projetos que ajudem a manter a qualidade da água que ainda temos.
Comitê serve para articular com diretorias : fiscalizar , sugerir ,analisar projetos e fazer um elo entre entidades ambientais , ambientalistas e sociedade civil.

Quanto você está marcando o planeta com sua existência?
O que você está fazendo pra garantir a qualidade no planeta no qual você vive hoje?, o que vai deixar de herança as próximas gerações?você veio ao planeta onde ainda temos alguns rios limpos no qual podemos nadar, pescar, você consegue garantir o conforto que a tecnologia nos deu até hoje?
Pare e pense qual é a sua pegada hidrica que você deixa no planeta!
Tenha a pegada mais leve de forma sustentável assim você pode garantir um planeta mais saudável para suas próximas gerações.
O primeiro dia terminou com atividade em grupo de como explicar um mapa e seu conteúdo através da arte, foram utilizadas poesias, jogral , música ,teatro e mímicas... todos demostraram um talento á parte mais todos focado na consciência ambiental.No primeiro dia o curso foi baseado na parte teórica e técnica para criarmos uma noção mais prática para a segunda parte do curso.

No segundo dia a Camila explicou sobre O Atlas Socioambiental um retrato das bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba Médio Tietê que é uma ferramenta para a gestão e conservação dos recursos hídricos de forma participativa na região da bacia hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê. Neste projeto a 5 elementos estabeleceu uma importante parceria com a rede de Mapas verdes, o Green Map System (GMS), uma estrutura localmente adaptável e globalmente compartilhada para a elaboração de mapas ambientais. Desta forma os mapas temáticos se articulam com esta ferramenta e trazem uma nova visão sobre a região da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê.
Nos ensinou como ler um mapa e entendê-lo , aprendemos localizar os caminhos que os rios fazem dentro de nossa bacia.
A tarde trocamos informações sobre o município e região , utilizando o método de importar e exportar ideias ,saímos em grupos para a criação do nosso próprio Mapa Verde , foi uma experiência saúdavel no qual desenvolvemos o Mapa Verde, com ícones padronizados e informações de fácil entendimento para identificar questões ambientais ligadas ao local, foi possível avaliar as influências antrópicas (ações humanas) causadoras de impactos.
Para quem ainda não ouviu falar da 5 Elementos e do Mapa Verde vocês podem entrar nos sites ao lado lá você encontra mais informações a respeito eu recomendo !
A iniciativa da oficina é de grande importância para a região , trata de uma maneira mais simples e didática na explicação, um método mais prático e dinâmico no qual o público participa e interagie de uma maneira diferente neste assunto tão importante.

Parabéns aos idealizadores do projeto !

No ínicio do curos recebemos exemplares do mapa socioambiental , fichários e CDs, e no final o Certificado de conclusão do curso.
A oficina é financiada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e conta com a parceria do Comitê de Bacias Hidrográficas Sorocaba e Médio-Tietê.

por Mariangela Cesar Lomanto