quarta-feira, 29 de abril de 2015

Mini curso de Bioconstrução Taipal * SOL



Já pensou em construir o que você quiser com as riquezas que possui no seu quintal?

Bioconstrução é o termo utilizado para se referir a construções, onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação. Já na concepção, as bioconstruções valem-se de materiais que não agridam o ambiente de entorno, pelo contrário: se possível, reciclam materiais locais, aproveitando resíduos e minimizando o uso de matéria-prima do ambiente. Todo projeto foca no máximo aproveitamento dos recursos disponíveis com o mínimo de impacto.

Sim, isso é possível, acessível e viável. E o resultado ainda fica uma beleza!

O curso é uma imersão intensiva no universo da Permacultura e da Sustentabilidade, ministrado em 3 dias, com carga horária de 30 horas.Teremos alimentos frescos fornecidos pelos agricultores locais, preparados pela Cura Gastronômica. Além da teoria e prática nos períodos matutino e vespertino, haverá programação para a noite. Trata-se de uma vivência única e transformadora! Os participantes poderão fixar os conhecimentos através das atividades práticas.

A ideia desse curso será a continuação da casa popular sustentavel. A obra foi iniciada em Julho de 2013, contando com projeto de Tiago Oliveira e Eugenio Paixão(Sol e Taipal, respectivamente) e execução técnica da equipe de bioconstrutores da SOL. Após o trabalho inicial, foi ministrado um curso de manejo e aplicação sustentável, coordenado pelo Tiago e a obra foi sendo conduzida com ajuda dos participantes do curso. Após o termino, Eugenio e a equipe do Taipal continuaram a obra e convocaram uma série de mutirões desde então. Agora, com esse curso, iremos nos esforçar para bater a laje da casa popular sustentável, que conta e contara com algumas técnicas de bioconstução: A fundação foi feita de superadobe, além da movimentação de terra para terraplanagem ter sido ensacada em sacos de ráfia para fazer a contenção do platô (superadobe), as colunas e as vigas da casa são de bambu, e as paredes são de taipa de mão, madeiras reaproveitadas e materiais de demolição. A laje será feita de bambucreto. A casa tem aproximadamente 27m2(contando com a varanda) e iremos focar as praticas na mesma.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 01- Recepção, aula inicial teórica sobre bioconstrução e arquitetura intuitiva .(taipa de mão, taipa de pilão, cob, adobe, superadobe, hiperadobe, ferrocimento, bambucreto, telhado verde, manejo de bambu )
Dia 02, 03 - Aulas praticas.

CUSTOS:

Integral: R$ 350,00
Inscrições em grupo*: 300,00
Voluntários**: 200,00
Bolsas Sociais e Permuta***

Alimentação vegetariana e certificado inclusos. Aceitamos parcelar em até 3x
*descontos para inscrições de grupos que desejam iniciar ecovilas e comunidades.
** vagas limitadas para o programa de voluntário, entrar em contato para saber os critérios de seleção.
***temos bolsas parciais e fazemos permutas com agricultores, criadores, pedreiros e demais trabalhadores que se interessam pelo tema. A permuta pela vaga consiste em itens da sua produção (Alimentos como legumes, verduras, cereais, frutas, temperos, raizes e tubérculos, ovos, laticínios, mel(...) agradecemos, mas dispensamos as carnes).
Também aceitamos permuta e concedemos bolsas sociais para trabalhadores técnicos específico( pedreiros, auxiliares e serventes, mestres de obra, eletricistas, encanadores, pintores) por troca de serviços com pelo menos 2 dias de doação de serviço antes do inicio do curso.

INSCRIÇÕES:

A reserva de sua vaga será realizada mediante o pagamento do curso(integral ou primeira parcela*), realizado por depósito na seguinte conta:
Banco do Brasil:
Eugênio Bianchini da Paixão
Agência: 6630-3
Conta Poupança: 13.641-7
Variação: 51
*para aqueles que optarem por pagar em 2x, levar a segunda parcela no ato do curso. Só aceitaremos dinheiro ou comprovante de deposito.
Entre em contato conosco! Para dúvidas e sugestões:
Contato: solsolucoesholisticas@gmail.com ou ipdtaipal@gmail.com
Diogo Mantovanelli - (21) 987763262
Eugênio B. da Paixão - (15) 99118-9821