domingo, 16 de dezembro de 2012

Produção de Orgânicos em Piedade -SP

  No dia 12 de novembro de 2012, os membros da Taipal, o vereador e engenheiro agrônomo Claudio Nadaleto e a jornalista Edneuma Rozendo, do Jornal Folha de Piedade, foram visitar alguns dos produtores de orgânicos do município de Piedade.

  O objetivo do IPC TAIPAL, neste momento, é traçar um mapa destes agricultores e estabelecermos um contato maior entre eles e entre os potenciais consumidores da região, para que possamos firmar a ideia de trazer uma Feira de Orgânicos para o município.

 Importante ressaltar que essa ação foi pautada durante o II Fórum Paulista de Agroecologia, realizado em novembro deste mesmo ano, na Universidade Federal de São Carlos, com o apoio do Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã (NAAC),  na qual a Regional Sorocaba-São Roque da Articulação Paulista de Agroecologia (APA), decidiu por fomentar essa rede em todos os municípios em que a articulação regional está presente. 

  O IPC TAIPAL está articulando com os agricultores do município esta possibilidade. Sendo assim, visitamos a produção da Família Massamitsu, no bairro Sarapuí de Cima e da  Família Sakaguti, esta responsável pela festa da colheita do caqui Fuyu, a "Colhe e Pague". Além destas duas famílias, visitamos a produção de Paulo Kawakami, no bairro dos Douradinhos. Suas produções são certificadas por Auditoria e a maioria dos seus consumidores são de fora do município, ou seja, redes de hipermercados, que venderão esses produtos posteriormente, por um preço bem mais elevado. 

  A população de Piedade não tem tido acesso à esses produtos de boa qualidade, sem agrotóxicos e cuja produção se assenta pelo que denominamos por "agricultura de base familiar", cujas relações de trabalho e produção não subordinam o homem e a mulher do campo às pressões do trabalho assalariado e patronal, como ocorre nos comércios e nas grandes indústrias. O investimento público na agricultura familiar favorece a permanência destes agricultores no campo, produzindo em quantidade suficiente para atender as demandas do município, no entanto, se faz necessário fomentar essa discussão sobre segurança alimentar, uso indiscriminado de agrotóxicos, as doenças decorrentes deste uso, as condições de vida desses trabalhadores no campo, e o respeito à todos em geral, que possuem o direito de saber a procedência do alimento que ingerem cotidianamente.





  A Articulação de uma Feira de Produtos Orgânicos garante a população preços reduzidos e o conhecimento direto das pessoas que estão produzindo o nosso alimento. Pode-se evitar a presença de 'atravessadores', que contribuem, em certa medida, para um valor agregado a esses orgânicos, aumentando, e muito, seus preços. Para se ter uma ideia, basta pensar no preço de um kilo de cenouras compradas direto do produtor, que sairia por cerca de R$2,00. Quando vamos à redes de 'super' e 'hipermercados', este mesmo kilo de cenoura já passa para cerca de R$10,00. Daí nos perguntamos qual é a mágica de multiplicação dos preços; e ela está intimamente ligada ao desconhecimento da população e a falta de acesso à essas produções. Em Piedade, eles são os nossos vizinhos; nós não precisamos ir aos super e hipermercados, busquemos outras alternativas, ousemos sair às ruas.  O preço que pagamos pela comodidade é aquele mesmo que nos mantém atados às mesmas práticas de exploração de sempre.

 O IPC TAIPAL está localizado no bairro Alpes de Piedade/ Ortizes, e tem trabalhado em conjunto com o Fórum Social Sorocaba e com a Articulação Regional Sorocaba-São Roque da APA, para que estas feiras passem a ocorrer nos municípios. Soberania alimentar e justiça social são umas das nossas preocupações maiores. Entre em contato conosco e participe. Sejamos a mudança que gostaríamos de ver acontecer.

Camila Mantovani Dias


Contatos:
Fórum Social Sorocaba:

IPC Taipal:
ipdtaipal@gmail.com

Campanha Permanente Contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida: