segunda-feira, 24 de setembro de 2012

IPC TAIPAL na EXPAP - 2012

Participação da Taipal na Exposição Agrícola de Piedade (EXPAP) em 2012

A Expap é realizada por meio de parceria entre Prefeitura e o Piedade Futebol Clube (PFC) e tem como objetivo divulgar o potencial agrícola de Piedade, que conta com aproximadamente quatro mil pequenas propriedades rurais e cerca de 130 produtos hortifrutigranjeiros. Além de oferecer oportunidade aos agricultores, a festa é voltada aos comerciantes, industriais, turistas e  população de Piedade.  (fonte: http://www.piedade.sp.gov.br/capa.asp?IDPagina=3290)
Neste ano, participamos do evento com o fim de divulgar nossos trabalhos e apresentar um diferencial qualitativo para a população da cidade que visita a feira todos os anos, pois temos como foco de estudo e ação a produção agrícola familiar, a bio-construção e a conscientização política e ambiental em geral, mas enfatizamos sempre a necessidade de preservação e manutenção dos recursos naturais, e por isso mesmo fazemos críticas ao uso indiscriminado de agrotóxicos no meio rural. 
Em nosso canto/ barraca/'stand', levamos alimentos preparados por Fernanda Escanhoela, todos integrais, sendo pães, mix de castanhas, granolas, cookies e etc; mudas de palmito Juçara, bambús e bibliografia sobre seu trato e manuseio, demonstração de nossa produção de tijolos ecológicos, lanternas produzidas pelo Mário Miyojim utilizando técnicas de 'led' e etc.
Estamos de comum acordo que a EXPAP tem uma função importante para a cidade, que é a promoção de uma agricultura de base familiar, reforçando essa característica histórica da cidade. Cabe a nós saldar esta iniciativa e pontuar seus lados positivos e negativos, sem desconsiderar seu aspecto comercial e turístico. Sabe-se que a feira trouxe um público diversificado, de cerca de 30 mil pessoas só no ano de 2011. Nesse sentido, cabe a nós trabalharmos para somar ao evento e fazer brotar e florescer ideias da agroecologia para o município, mostrando nosso trabalho, fomentando discussões de interesse público, oferecendo propostas e batalhando para sua implantação, pois nosso objetivo maior é a luta pela justiça social e participação cidadã dessa população desabituada à essas noções.
Concluo com um pensamento do sábio poeta Mario Quintana: "Nesses tempos de céus e cinzas e chumbos, nós precisamos de árvores desesperadamente verdes."

Camila Mantovani