segunda-feira, 2 de maio de 2011

Visita à Esc.Nac.Florestan Fernandes 30abril2011

Visitantes: Eugênio Bianchini da Paixão, Mario Miyojim, Oswaldo Rolim da Silva Jr., Ricardo Pereira da Silva e Rosaura Escanhoela. Houve um atraso na programação, porque o ônibus de São Paulo teve defeito. O pensador José Arbex Jr. iniciou logo sua palestra no auditório. O tema que ele abordou foi relevante. Disse ele que os eventos no Oriente Médio envolvendo Israel, EUA, os países árabes, a Turquia etc. introduzem mudanças estruturais na sociedade planetária. As ações capitalistas desde fins do século XIX até agora induziram um processo de barbárie. Resultados desse processo são a tremenda dessensibilização das pessoas ao sofrimento dos pobres e miseráveis, que são conseqüências do comportamento de uma ampla parcela da população, que permitiu transformar o alimento em mercadoria, conforme o desejo da burguesia. Hoje temos 1,4 bilhão de famintos, quando a quantidade de calorias disponíveis por habitante é maior do que 60 anos atrás. Os famintos não têm dinheiro para comprar comida. Este é o moderno meio de genocídio.
Arbex encorajou a todos para contribuírem à manutenção da ENFF, que é um caminho para frear e neutralizar o processo de barbarização que ocorre rapidamente, enquanto nós o debatemos, e a maioria vê televisão.

Aproveito a oportunidade para incentivar os associados do IPD Taipal a se conscientizarem da gravidade da situação, e a ajudarem a ENFF a desenvolver-se. Estamos tomando providências para que a Taipal abrigue um segmento da ENFF em sua sede para levar conhecimento e meios dignos de sobrevivência e inclusão no seio da sociedade aos seres humanos que moram nas suas vizinhanças. Atividade intensa nesta direção produzirá efeitos duradouros na sociedade e em nosso bem-estar individual e coletivo. Nossa recompensa visível será o reconhecimento e o respeito da comunidade beneficiária dos nossos esforços.

Coragem, companheiros, esta é a maneira de fazer uma revolução sem violência. Que a revolução comece aqui, na pequenina Piedade.