quarta-feira, 6 de abril de 2011

Viagem a Takuara Rendá, Paraguai

Éramos dois, Eugênio Bianchini da Paixão e Mario Miyojim, do IPD Taipal. Fomos a São Paulo, estação Tietê, e tomamos o ônibus vermelho do Expresso Guarani, antigo Brujula, um pedaço do Paraguai. Preço da passagem: R$110. Só paramos em Ciudad del Este, em território paraguaio, depois de percorrer 1300 km. Ali registramos nossa presença e declaramos quando planejávamos sair do país. Entramos no ônibus de novo e o deixamos em Coronel Oviedo. Ali fomos ao Banco Continental fazer cambio. Deixamos 400 reais mais 100 dólares e saímos milionários, com 1.505.000 guaranies. O cambio era 2580 G/R$ e 4730 G/US$. Enquanto esperávamos pelo ônibus para Villa Rica, comemos uns salgados e tomamos refrigerantes locais, que eram bons e baratos.

Dali fomos para Villa Rica. Foi um passeio de ônibus interessante e sem incidentes.

Em Villa Rica telefonamos para Guillermo Gayo. Depois, hora do almoço, fomos a um restaurante, que estava vazio.

Em Sapukay, o que chamou nossa atenção foi a qualidade de vida do povo ali, principalmente as crianças. Elas não tinham os problemas familiares que levam as crianças brasileiras a serem agressivas e dependentes de artefatos e substâncias industrializadas. Ali havia um tipo de felicidade e harmonia entre a juventude que no Brasil não mais existe. Passamos algumas horas esperando Guillermo Gayo nos apanhar numa venda de uma neta de ingleses do tempo das ferrovias.

Takuara Rendá é um pequeno milagre de recuperação da natureza, iniciado faz 10 anos por Guillermo Gayo. Este adquiriu 10 hectares de território devastado pela ferrovia inglesa no alto de um morro e, passo a passo, vem substituindo espinheiros por várias espécies de bambu. Várias construções permaculturais estão em uso: a casa do Guillermo, um depósito-oficina-cozinha funcional, sanitário sustentável (pipi-popo), armazém de bambu, alojamento para voluntários. Havia um novo alojamento mais elaborado em construção com novas técnicas.

Guillermo estava ocupado com um projeto governamental e nós fomos alocados como voluntários. Pincelamos paredes de bambu do novo alojamento com verniz diluído e aprendemos a fazer o nó de Milcíades. Este nó é especial, porque substitui com vantagens parafusos, pregos, cola etc., os métodos de fixação convencionais, mesmo para estruturas grandes. Em Takuara Rendá, todos os entrenós de bambus nas estruturas foram atados com nó de Milcíades. O material para atar é um cordão de poliamida de vários diâmetros, que são usados também para pesca. Milcíades é um homem que colabora ativamente com Gayo desde os 13 anos de idade. Sujeito simples, trabalhador que, como muito paraguaios, fala normalmente guarani. Foi ele que inventou o nó a que nós demos o nome.

Guillermo Gayo nos mostrou vários recantos da fundação, com seus tanques, minhocário, horta mandala, tanques de água e a bomba carneiro. Quando saía conosco nas caminhadas, ia com a bomba de chimarrão na mão esquerda, a garrafa de água quente no gancho do braço esquerdo e um facão na mão direita, com o qual podava bambus e outras plantas pelo caminho. Aprendemos muitas coisas nessas caminhadas sobre bambu, arquitetura, e ecologia. Ele nos contou também episódios interessantes envolvendo acadêmicos nas conferências ecológicas de que participara.

Em Assunção, na volta, copiei dois livros sobre a Guerra do Paraguai que Gayo nos emprestou. Os vendedores de passagens de ônibus ali atraem passageiros em potencial como feirantes de hortaliças. Viajamos para Ciudad del Este pelo Expresso Guarani e no caminho, à tardinha, notamos as famílias reunidas nas varandas das casas tomando chimarrão. Comentamos que essa união das famílias já não ocorrem mais no Brasil, por causa do fracionamento ocasionado pelas atividades díspares das famílias.

Em Ciudad del Este, ficamos num hotel barato (G50mil = R$19,40), onde a TV tinha acessoa mais de cem canais do mundo inteiro. À noite, jantamos num restaurante, onde comemos bem por menos de 70 mil guaranies (R$27). No dia seguinte, fizemos compras. Mario comprou um dicionário Castellano-Guarani (Ava Ñe´Ẽ de Mochila). Compramos também máquina fotográfica, jogo eletrônico, discos magnéticos para computador, e a carcaça de um pendrive de 8 gigabytes(!). Um mal social notável ali são os mendigos indígenas; o povo paraguaio não tem caridade para com eles, nem o governo. Para passar para Foz do Iguaçú (lado brasileiro) usamos dois moto-táxis, por G15mil (R$5,80).

De um modo geral, ficamos impressionados pela civilidade do povo paraguaio e achamos que o povo tem mais sabedoria do que o povo brasileiro.