quarta-feira, 3 de junho de 2009

Documentário expõe realidade dos moradores do Parque Estadual do Jurupará

O Coletivo Jovem Caipira, através de uma parceria com a AMPAARC (Associação dos Moradores do Parque Estadual do Jurupará) e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Taipal, realizou em 2008 uma pesquisa sobre a população tradicional caipira que vive no interior do Parque Estadual do Jurupará, em SP.

A partir desta pesquisa surgiu o documentário "Terra Prometida" que demonstra a realidade local semelhantes a outras famílias que vivem oprimidas dentro de Unidades de Conservação em todo Brasil. No Jurupará os moradores tradicionais veem sofrendo pressão e processos do Estado de reintegração de posse, sem contar o abandono por parte do Poder Público local, impossibilitando de atuar em área denominada de Parque Estadual.

Os moradores organizados na AMPAARC requerem do Poder Legislativo a alteração do status da área de Parque Estadual para Reserva de Desenvolvimento Sustentável. A REJUMA, o CJ Caipira e a ONG Taipal dão apoio e suporte às demandas locamente deliberadas e conta com vosso apoio na divulgação deste documentário.

Esse material é considerado fundamental para a sensibilização e a mobilização de todos.

Vale a pena assistir e divulgar: